quarta-feira, 15 de junho de 2011

Criatividade na E.B.D. É possível?

 

A resposta é SIM!

O professor que leciona na EBD deve adotar uma política de melhoria continua através da adoção de recursos didáticos, pedagógicos e audiovisuais criativos, recursos que estimulem o senso de aprendizado dos alunos e façam com que as suas aulas sejam  dinâmicas e interativas. 

Como usar a criatividade?

Os alunos aprendem por meio das suas percepções e sensações, e um professor atento a esta realidade pode aproveita o momento oportuno e alternar seu método de aula de acordo com a lição bíblica.

O que pode ser feito para que a aula para que a aula seja mais criativa?

  • Aplicar dinâmica de grupo no início de cada aula (quebra gelo) ou no seu decorrer.

  • Trabalhar em equipe com seus alunos em determinadas atividades, isso gera motivação, empenho e conhecimento, criando uma troca de saberes e opções de resoluções diferentes, gera sentimento de equipe.

  • O professor pode passar um filme sobre um livro da bíblia que esteja abordando na lição, por exemplo: o filme de Ester que tem lições valiosas e espirituais, após o filme poderá realizar uma atividade com perguntas e respostas sobre os principais pontos do  filme.

  • Solicitar aos alunos a elaboração de projetos pedagógicos, com o intuito do processo de ensino aprendizagem, seja construído principalmente pelo aluno.

O professor deve criar o senso de novidade em todas as aulas, isso aguça a curiosidade dos alunos e aciona o plug da motivação que esta em suas  vidas. Nossos alunos chegarão nas próximas aulas, com o senso de curiosidade, do algo de novo hoje, portanto devemos sempre ser criativos em nossas aulas, isso traz grandes resultados para o reino de Deus, e para o ministério de ensino.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário